An duo lorem altera gloriatur. No imperdiet adver sarium pro. No sit sumo lorem. Mei ea eius elitr consequ untur. In mel aeterno.
1-677-124-44227

184 Main Collins Street | West Victoria 8007

Follow us on Social media

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin.

(44) 3041 4434 | (44) 9 9884 4468

Unidade Maringá

(46) 3025 2338 | (46) 9 9115 3211

Unidade Pato Branco

Blog

Prosom > Aparelhos Auditivos  > Você sabia que precisa usar o aparelho auditivo, mesmo quando estiver sozinho em casa? Entenda o motivo
Entenda por que você deve usar o aparelho auditivo, mesmo quando estiver sozinho em casa!

Você sabia que precisa usar o aparelho auditivo, mesmo quando estiver sozinho em casa? Entenda o motivo

A adaptação do uso dos aparelhos auditivos requer um tempo dos pacientes, seja pela resistência física ou estética. Porém, a adaptação não é instantânea pois o cérebro precisa se reacostumar a ouvir, já que ele perdeu o estímulo sonoro.

E para quem tem resistência estética e possui medo de chamar a atenção nos lugares ou despertar a curiosidade alheia, é preciso que haja tempo para que o paciente consiga mudar a percepção que ele tem de si mesmo ao usar o aparelho auditivo. Afinal, o acessório, que é uma tecnologia de ponta, está ali apenas com a finalidade de ser um facilitador fundamental para a recuperação da capacidade de escutar, comunicar-se e interagir com outras pessoas, amigos e familiares, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida do indivíduo.

No entanto, esses motivos podem ser as desculpas perfeitas para que o usuário decida não utilizar o aparelho com a frequência devida. Vale ressaltar que o tempo de adaptação será positivo se, durante esse período, o paciente utilizar o acessório.

Além disso, muitas pessoas pensam que só precisam usar o aparelho auditivo quando estão com amigos e familiares ou quando precisam sair de casa. Porém, isso não é verdade! 

Para entender melhor esse assunto, preparamos este artigo para que você conheça os motivos da necessidade do uso do aparelho auditivo, mesmo quando estiver sozinho em casa.

1. Limite máximo de horas de uso

Não existe limite máximo de horas que você pode usar ou não o aparelho auditivo. Pelo contrário, o uso constante do acessório é recomendado pelo especialista, devido aos inúmeros benefícios que ele traz para a saúde.

Estudos apontam que a perda da audição, quando não tratada, está relacionada com o aumento de riscos das alterações de humor e até mesmo problemas mais graves como depressão, Alzheimer e demência. Já exercitar a capacidade de ouvir estimula o cérebro, ajudando a prevenir essas doenças.

Com isso, o recomendável é que o aparelho auditivo seja utilizado o máximo de horas possível por dia. Além do que, a perda auditiva não é reduzida com o uso do dispositivo. Aliás, o não uso do acessório pode, na verdade, acelerar a sua perda auditiva, aumentando o seu grau de surdez.

Sabemos que o processo de adaptação não é fácil. Por isso, em um acordo com o seu médico você pode, inicialmente, utilizar o aparelho com intervalos de tempo, aumentando  gradativamente o uso diário. No entanto, é recomendado que o dispositivo seja usado por oito horas todos os dias, ao menos. Durante esse tempo, o paciente poderá utilizar o acessório para realizar as tarefas do dia a dia, retirando apenas para praticar atividades físicas, na hora do banho e de dormir.

Se você está enfrentando dificuldade na adaptação, saiba que isso é apenas por um período. Além disso, entenda que quanto mais você usá-lo, mais rapidamente será o processo de adaptação. Busque lembrar sempre dos benefícios que o dispositivo lhe proporciona, permitindo que ouça  tudo o que acontece ao seu redor, melhorando sua interação social com outras pessoas.

2. Existe algum momento que não se deve usar o aparelho auditivo?

Sim. Afinal, o dispositivo requer alguns cuidados básicos. Proteja sempre o seu aparelho auditivo da umidade. Jamais use-o quando for tomar banho, nadar, usar a sauna, expor-se à chuva, ou até mesmo deixá-lo no banheiro. Também não é recomendável usar o equipamento com os cabelos molhados.

Além disso, você poderá usar os desumidificadores, já que são essenciais quando o objetivo é cuidar dos aparelhos auditivos. Isso porque o produto remove todos os resíduos de umidade que possam estar presentes na estrutura interna do aparelho, local em que a higienização tradicional não alcança.

Além de evitar a umidade, você também deve proteger o seu aparelho auditivo do calor. Jamais deixe-o em um local onde possa ser danificado pela ação do calor extremo. Sendo assim, proteja-o da luz direta do sol e de radiadores.

Você também deve remover o dispositivo diariamente para fazer uma limpeza adequada. Por ser um equipamento que precisa ser usado constantemente, o aparelho fica sempre exposto à poeira, à oleosidade, aos resíduos de poluição e ao suor. Além de ser um hábito higiênico, a limpeza diária evita a obstrução de passagem do som.

Ao fazer a limpeza do seu aparelho, nunca utilize panos molhados ou líquidos. Prefira sempre um pano seco e uma escovinha para remover a cera e impurezas. Antes de manusear o aparelho, certifique-se de que as suas mãos estejam limpas e secas.

Quer receber mais dicas sobre saúde auditiva e surdez? Continue acompanhando o nosso blog!

Sem comentários
Comente
Name*
Email*
Website