An duo lorem altera gloriatur. No imperdiet adver sarium pro. No sit sumo lorem. Mei ea eius elitr consequ untur. In mel aeterno.
1-677-124-44227

184 Main Collins Street | West Victoria 8007

Follow us on Social media

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin.

(44) 3041 4434 | (44) 9 9884 4468

Unidade Maringá

(46) 3025 2338 | (46) 9 9115 3211

Unidade Pato Branco

Blog

Prosom > Audição  > O que significa o zumbido no ouvido?
O que é o zumbido no ouvido?

O que significa o zumbido no ouvido?

Você já sentiu zumbido no ouvido alguma vez na vida? Ele pode se assemelhar a um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques e estalos. Alguns ouvem o zumbido somente no silêncio ou quando prestam atenção em seus ouvidos; outros o ouvem o dia todo.

E para que você possa compreender melhor o que é esse zumbido e as suas causas, preparamos esse artigo especial. Boa leitura!

O que é o zumbido no ouvido?

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, o “zumbido pode ser definido como uma ilusão auditiva, ou seja, uma sensação sonora não relacionada com uma fonte externa de estimulação”.

É importante entender que o zumbido no ouvido não se trata de uma doença específica, mas sim, de um sintoma. Com isso, significa dizer também que ele pode ter uma ou várias causas, como acontece com a febre ou com a dor de cabeça.

O zumbido pode aparecer em qualquer idade. Entretanto, é mais comum surgir na terceira idade. Ainda segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, esse sintoma acomete aproximadamente 25 a 28 milhões de indivíduos no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Quando devo procurar um fonoaudiólogo?

Esse zumbido, também conhecido como tinnitus, geralmente surge como consequência da perda auditiva, que pode ser causado por maus hábitos como o volume excessivo de fones de ouvido e outros dispositivos, ou pelo envelhecimento natural do indivíduo.

Esse barulho que ouvimos acontece devido ao trabalho em dobro do ouvido, em uma tentativa de compensar o déficit.

Quais são as causas?

Exposição a ruídos

Além da exposição a volumes elevados de fones de ouvido, televisão, rádios, entre outros dispositivos, outros motivos levam as pessoas a se exporem a ruídos excessivos.

Quem mora ou trabalha em um região com grande exposição a barulhos, pode sofrer com zumbidos, por exemplo. Em indústrias, a prevenção deve ser obrigatória por determinação da segurança do trabalho. Além do uso de proteção nos ouvidos, as empresas devem medir e controlar o nível de ruído das máquinas.

No entanto, quem mora ou trabalha na região dessas indústrias, sofre com os ruídos e, na maioria das vezes, a proteção e as medidas preventivas são anuladas. A consequência é a audição ser afetada, causando perda auditiva.

Acúmulo de cera

A cera acumulada é uma das causas do zumbido. Além de causar esse sintoma, esse acúmulo pode provocar infecção no canal e causar dores, coceira e problemas de audição.

LEIA TAMBÉM: Reconheça as principais causas da perda auditiva e saiba como evitá-la

No entanto, para fazer a limpeza do ouvido, especialistas não recomendam limpar as partes mais profundas do ouvido e nem mesmo utilizar cotonetes, bastando apenas a limpeza na parte externa da orelha.

Envelhecimento

Com o avanço da idade, é comum que as pessoas apresentem algum nível de perda da audição, o que também causa o zumbido no ouvido. Porém, este sintoma pode estar relacionado, não apenas à natural danificação das células auditivas, mas também a mais um sintoma de que há uma falta de regulação no organismo.

Diabetes

A doença que resulta em altos níveis de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos, prejudicando todo o organismo, inclusive a parte interna do ouvido, o que pode ocasionar os problemas de audição.

Existe tratamento para o zumbido?

Objetivamente respondendo a pergunta, sim. Existem algumas formas de resolver o problema como a terapia sonora ou o uso de aparelhos auditivos, por exemplo.

A Terapia de Habituação ao Tinnitus (Tinnitus Activities Treatment), ou TAT, ensina o paciente a se acostumar com o zumbido, fazendo com que o incômodo diminua gradativamente até que  se torne imperceptível.

Já os aparelhos auditivos são usados quando a causa é devido à perda auditiva. Assim, o dispositivo funcionará como um amplificador de som, sendo o suficiente para resolver ambos os problemas.

Na Prosom você encontra uma equipe de colaboradores altamente capacitados e que estão prontos para te ajudar na realização da audiometria, no teste de prótese gratuito, na manutenção de AASI e também na escolha do aparelho perfeito para a sua necessidade. São diversos tipos e modelos de aparelhos auditivos com tecnologia de ponta.

IMPORTANTE: em caso desse sintoma ou qualquer outro, o paciente deve procurar um especialista devidamente habilitado para diagnóstico de doenças, indicação de tratamento ou receita de remédios. As informações divulgadas neste artigo estão disponíveis apenas com caráter educativo.

Quer receber mais dicas sobre a saúde auditiva e surdez? Continue acompanhando o nosso blog

Compartilhe
Sem comentários
Comente
Name*
Email*
Website