An duo lorem altera gloriatur. No imperdiet adver sarium pro. No sit sumo lorem. Mei ea eius elitr consequ untur. In mel aeterno.
1-677-124-44227

184 Main Collins Street | West Victoria 8007

Follow us on Social media

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin.

(46) 3025 2338 | (46) 9 9115 3211

Unidade Pato Branco

Blog

Prosom > Aparelhos Auditivos  > Conheça os 3 tipos básicos de aparelhos auditivos

Conheça os 3 tipos básicos de aparelhos auditivos

Após o diagnóstico de perda auditiva, uma das principais soluções de tratamento são os aparelhos auditivos, que são fundamentais para o resgate da qualidade de vida dos indivíduos.

Com o avanço da tecnologia, é possível encontrar diferentes tipos de aparelhos auditivos que oferecem mais potência, conforto e conectividade. Os aparelhos auditivos possuem diferentes componentes, que podem ser encontrados em quase todos os aparelhos. Confira quais são:

• Microfones: captam o som do ambiente;
• Minichip: processa o som de acordo com as necessidades auditivas individuais;
• Receptor: distribui o som;
• Bateria: fornece energia ao aparelho auditivo;

Existem 3 tipos básicos de aparelhos auditivos, e o tipo correto para cada pessoa depende do grau de deficiência auditiva e também da anatomia da orelha de cada um. A seleção do tipo de aparelho auditivo ideal é realizada de acordo com a necessidade de audição do paciente e não apenas por estética ou funcionalidades do aparelho.

No tópico abaixo vamos conhecer os tipos básicos de aparelhos auditivos.

Aparelhos Auditivos Retroauriculares (BTE)

O aparelho auditivo retroauricular fica posicionado atrás da orelha, por ser muito discreto e possui diversos recursos.

Trata-se de um aparelho resistente e de fácil manuseio que é formado por duas partes ligadas por um tubo transparente, um molde em acrílico ou em silicone, que transmite o som amplificado.Pode ser utilizado por pacientes com perda auditiva de leve à profunda.

Aparelhos Auditivos RIC

Considerado uma evolução do retroauricular, o receptor no canal (RIC) é o mais moderno e versátil, pois o mesmo aparelho poderá ser utilizado caso aumente o grau da perda auditiva.

Também fica posicionado atrás da orelha e ligado ao canal auditivo por um fio fino e transparente com um receptor em sua ponta. É o menor e mais discreto tipo de aparelho auditivo do mercado.

Com o aparelho auditivo RIC o canal do ouvido não fica totalmente tampado e o som consegue ser escutado de forma natural pelo paciente. Esses modelos são oferecidos em diversos tamanhos, formatos e cores, indicados para pessoas com perda auditiva leve à profunda.

Aparelhos Auditivos Intra-auriculares

É posicionado dentro do canal auditivo, com apenas uma pequena parte à mostra. Atende às necessidades para a perda auditiva leve, moderada ou severa.

Os aparelhos auditivos intra-auriculares podem ser divididos nas categorias abaixo:

• aparelhos auditivos posicionados completamente no canal da orelha (CIC) é o aparelho localizado no canal auditivo e podem ser encontrados com adaptação instantânea ou personalizados com o molde. Dependendo da anatomia da orelha se torna praticamente invisível;
• aparelhos auditivos posicionados no canal da orelha (ITC), uma pequena parte do aparelho fica visível na parte inferior da orelha;
• aparelhos auditivos inseridos na orelha (ITE) são mais visíveis que os demais aparelhos.

Benefícios dos Aparelhos Auditivos

Além de todas as funcionalidades básicas, os aparelhos auditivos podem apresentar diversas funcionalidades que irão facilitar seu uso e proporcionar inúmeros benefícios para os usuários, tais como:

• sensor de movimento: permite que os sons sejam ouvidos com clareza, mesmo quando a pessoa está se movimentando;
• tecnologia wireless: mantém os dispositivos do lado esquerdo e direito em harmonia;
• transmissão de música, sons da TV e ligações telefônicas: diretamente para o aparelho;
• microfones direcionais: ajudam a pessoa a focar na conversação;
• opção de controle por aplicativos no smartphone;
• gerador de sons que aliviam o zumbido;
• proteção contra a umidade e a oxidação.

Já foi comprovado que o maior benefício oferecido pelos aparelhos auditivos é o aumento na qualidade de vida de pacientes portadores de surdez, promovendo não apenas uma melhoria significativa na saúde física como também na saúde mental de pessoas com perda auditiva.

A comparação entre os pacientes com perda auditiva que utilizam o dispositivo em relação aos que não fazem uso do aparelho, mostra uma melhoria nos seguintes aspectos:

• desenvolvimento da capacidade cognitiva;
• melhoria no relacionamento interpessoal;
• aumento da autoconfiança e da autoestima;
• diminuição do sentimento autodestrutivo;
• resgate das funções comunicativas e emocionais;
• maior interesse e engajamento em atividades sociais;
• positividade frente aos desafios da vida.

O aumento da autoconfiança do deficiente auditivo é o determinante para que o paciente utilize a tecnologia disponível, já que a melhoria dos demais fatores se relaciona diretamente com esse fator psicológico.

Além disso, os aparelhos auditivos proporcionam maior segurança, já que, infelizmente, pessoas com perda auditiva correm mais riscos de sofrer violência devido às suas limitações. Como não conseguem ouvir bem, essas pessoas estão expostas a atropelamentos e assaltos.

Os aparelhos auditivos melhoram a qualidade de vida dos pacientes e resgatam valores esquecidos pelas limitações auditivas. Com seus diferentes tipos, modelos e tecnologias, podem atender às necessidades individuais de audição de cada um.

Conheça mais sobre os aparelhos auditivos da Prosom e resgate a qualidade de vida retirada pela deficiência auditiva!

Para mais textos como esse, continue acessando o blog da Prosom!

Sem comentários
Comente
Name*
Email*
Website