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Descubra quais são os alimentos naturais que podem ajudar você a evitar a perda auditiva

Conheça alguns alimentos naturais que ajudam a evitar a perda auditiva

É bastante comum encontrar pessoas que acreditam que é inevitável ter algum nível de perda auditiva na terceira idade. Essa ideia, muito provavelmente, foi influenciada pelos personagens de cinema ao longo das últimas décadas. No entanto, alguns alimentos podem auxiliar no combate à perda de audição ou até mesmo impedir a progressão dessa condição de saúde.

A alimentação saudável previne a perda auditiva e uma série de outros problemas no ouvido, como tontura, zumbido e até infecções, criando uma forte relação entre aquilo que comemos e a preservação da nossa audição, principalmente em longo prazo.

Se você ainda não sabia que existem alimentos que auxiliam na preservação da sua capacidade auditiva, confira este artigo especial que preparamos pra você, com dicas de alimentos a serem explorados no seu dia a dia.

Alimentação saudável previne perda auditiva de 30% nas mulheres

Antes de conhecermos algumas dicas de alimentos que nos ajudam a manter a saúde auditiva, veja esta curiosidade: um estudo divulgado pelo periódico americano Journal of Nutrition mostrou que mulheres que fazem uso de uma alimentação balanceada têm 30% menos riscos de sofrer com perda auditiva.

De acordo com os especialistas que analisaram alguns tipos de dieta, a AHEI-2010 (traduzida como “Alimentação Saudável Alternativa”), que tem um cardápio composto pelos alimentos citados a seguir são fundamentais para manter a capacidade de audição, sendo capaz de elevar ainda mais o nível de proteção contra a surdez.

Beba bastante água

Beber bastante água todos os dias ajuda a manter as células do ouvido nutridas e o fluxo sanguíneo adequado no local. Portanto, evite jejuns e longos períodos sem se hidratar.

LEIA TAMBÉM: O que significa o zumbido no ouvido?

Caso possua alguma dificuldade com a ingestão de líquidos, adote uma garrafinha e ande para cima e para baixo com ela, até mesmo se estiver em casa. Olhar frequentemente para a garrafinha fará com que se lembre de beber água, assim você terá uma noção do volume ingerido durante o dia, facilitando o controle mínimo necessário.

Além disso, a água possui outros incríveis benefícios para o nosso corpo, que colaboram para o nosso bem-estar. A água ingerida constantemente, além de hidratar também ajuda a manter o equilíbrio da temperatura corporal, o que nos faz sentir com mais energia e mantém os músculos e articulações lubrificados, evitando cãibras e distensões.

Potássio é indispensável para a audição

Alimentos ricos em potássio são indispensáveis na sua dieta. Esse é um dos nutrientes mais importantes para a audição, por ser responsável pela transmissão dos impulsos nervosos. Isso faz com que seja fundamental que este mineral apareça com abundância no organismo.

Ao pensar em potássio, automaticamente lembramos da banana, não é? Mas esse não é o único alimento rico do mineral. Você também pode incluir na sua dieta alimentar a batata, amêndoas, leite e abacate, por exemplo.

Ômega 3

Muito conhecido pelos benefícios que proporciona para a saúde do coração, esse nutriente é facilmente encontrado no peixe, e também é indicado para manter a audição saudável, já que é um ácido graxo capaz de reduzir o desenvolvimento da perda auditiva.

Segundo as informações de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o consumo de duas ou mais porções desta carne magra por semana traz benefícios ainda maiores para a audição feminina.

Além do peixe, você também encontra o ômega 3 nas sementes de chia, no camarão e na couve.

Alimentos ricos em vitaminas C, D e E

De acordo com os especialistas, um dos fatores que podem causar perda auditiva são os níveis extremos de ruídos, gerando danos ao ouvido interno, como consequência do excesso de radicais livres. No entanto, a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, C e E provocam um equilíbrio local, auxiliando a restauração da audição.

LEIA TAMBÉM: Reconheça as principais causas da perda auditiva e saiba como evitá-la

Você encontra a vitamina C em alimentos como a laranja, maçã, morango e goiaba; a vitamina D em carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e também em alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos; e a vitamina E em nozes, azeitona, óleo de girassol, brócolis e amêndoas.

Mantenha seu cardápio diário sempre com essas fontes de vitaminas, combinado?

O que fazer se estiver com surdez?

Para aqueles que já apresentam alguns sintomas de perda da audição e já procuraram um especialista, existem algumas soluções no mercado para que voltem a escutar bem e com qualidade. A Prosom, por exemplo, oferece o teste de prótese gratuitamente, além de dezenas de aparelhos auditivos e acessórios.

Quer receber mais dicas sobre saúde auditiva e surdez? Continue acompanhando o nosso blog!

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