An duo lorem altera gloriatur. No imperdiet adver sarium pro. No sit sumo lorem. Mei ea eius elitr consequ untur. In mel aeterno.
1-677-124-44227

184 Main Collins Street | West Victoria 8007

Follow us on Social media

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin.

(44) 3041 4434 | (44) 9 9884 4468

Unidade Maringá

(46) 3025 2338 | (46) 9 9115 3211

Unidade Pato Branco

Blog

Prosom > Aparelhos Auditivos  > 5 cuidados que você precisa ter com o seu aparelho auditivo

5 cuidados que você precisa ter com o seu aparelho auditivo

A audição é um sentido fundamental para a comunicação, pois possibilita o desenvolvimento social global do indivíduo. O som que ouvimos é capaz de proporcionar e modificar emoções, as quais podem ter um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e, principalmente, na qualidade de vida.

A perda auditiva pode ser causada por diversas motivações. Isso acontece quando alguma estrutura do sistema auditivo apresenta alterações, ocasionando uma diminuição na capacidade ou incapacidade de perceber os sons. Diferentemente do senso comum, nem sempre a causa da perda da audição está relacionada à idade. Até mesmo recém-nascidos podem perder a audição!

Alguns dos motivos da surdez são: exposição a sons altos, infecções, medicações, traumas ou causas genéticas. Inclusive, devido ao crescimento do uso de fones de ouvido, além de shows e eventos com som alto, os jovens têm tido cada vez mais perda auditiva.

Com isso, também tem aumentado o número de pessoas que precisam utilizar aparelhos auditivos para voltarem a escutar melhor e melhorarem a qualidade de vida. Se esse é o seu caso, nós preparamos esse artigo para que você conheça algumas dicas de cuidados que  precisa ter com o seu aparelho auditivo para manter a vida útil dele.

Vamos às dicas e boa leitura!

Limpeza diária

Os aparelhos auditivos são equipamentos eletrônicos extremamente avançados, e apesar de serem bastante resistentes, eles possuem componentes delicados que captam, ampliam e transmitem o som para pessoas com diferentes graus de deficiência.

Por ser um equipamento que precisa ser usado constantemente, o aparelho fica sempre exposto à poeira, à oleosidade, aos resíduos de poluição e ao suor. Além de ser um hábito higiênico, a limpeza diária evita a obstrução de passagem do som.

Na hora de fazer a limpeza, nunca utilize panos molhados ou líquidos para limpar o seu aparelho auditivo. Prefira sempre o pano seco e uma escovinha para remover a cera e impurezas.

Além disso, antes de manusear o aparelho, certifique-se de que as suas mãos estão limpas e secas.

LEIA TAMBÉM: Você sabe identificar os principais sinais de surdez?

 

Evite a umidade

Proteja sempre o seu aparelho auditivo da umidade. Jamais use ele quando for tomar banho, nadar, usar a sauna, expor-se à chuva, ou até mesmo deixá-lo no banheiro. Também não é recomendável usar o equipamento com os cabelos molhados.

Além disso, você também pode usar os desumidificadores. Eles são essenciais quando o objetivo é cuidar dos aparelhos auditivos. Isso porque o produto remove todos os resíduos de umidade que possam estar presentes na estrutura interna do aparelho, local em que a higienização tradicional não alcança.

 

Nada de calor também

Além de evitar a umidade, você também deve proteger o seu aparelho auditivo do calor. Jamais deixe-o em um local onde ele possa ser danificado pela ação do calor extremo. Sendo assim, proteja-o da luz direta do sol e de radiadores.

LEIA TAMBÉM: Reconheça as principais causas da perda auditiva e saiba como evitá-la

 

Desligue o aparelho quando não estiver usando

Para quem usa aparelhos de modelos com pilha, é recomendável que desligue o equipamento quando não estiver usando. Ao fazer isso, você aumenta o tempo de duração da bateria, diminuindo o desgaste e evitando que a mesma possa estourar dentro do equipamento, danificando-o.

Com isso, é importante também destacar a atenção necessária que você deve ter para a substituição das pilhas. O aparelho auditivo passa a não apresentar o mesmo desempenho e qualidade sonora quando a pilha ou bateria já está ficando fraca.

Não é recomendável ainda a utilização de pilhas que não possuam a finalidade específica de uso no aparelho. Isso pode causar danos permanentes ou apresentar desempenho abaixo da capacidade.

 

Tenha cuidado ao colocar o aparelho auditivo

Ao colocar o aparelho auditivo, é recomendável que você não o manuseie em pé, devido à altura a que ele é exposto. Em caso de um acidente, como uma queda, por exemplo, o risco de danificar o equipamento é maior. Em vez disso, opte por um local com boa iluminação, podendo também colocar uma toalha ou almofada em seu colo para reduzir o impacto, caso ele caia.

Evitar colocar o aparelho auditivo com pressa é uma dica muito importante. Além do risco de uma queda ser maior, a má colocação pode provocar uso pouco eficiente, causar incômodos e ainda danificar o equipamento.

Quer receber mais dicas sobre a saúde auditiva e surdez? Continue acompanhando o nosso blog! 

Sem comentários
Comente
Name*
Email*
Website